sábado, 13 de novembro de 2010

Seria bom ser aprovado no vestibular da UESPI?


Está chegando o vestibular 2011 da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) cerca de 29 mil estudantes estão inscritos. Para estes desejo, do fundo do meu coração, que sejão reprovados. É verdade, desejo que  todos sejam reprovados. 

Calma, não fiquem chateados comigo desejando isto estou demonstrando o
quanto amo o próximo. É óbvio que o sonho dos estudantes ao terminar o 3º ano do ensino médio é ser aprovado em um vestibular e seguir estudando, se formar e ganhar muito dinheiro. Pois bem, a UESPI não vai realizar este teu sonho, muito pelo contrário vai transformá-lo em um pesadelo. A alegria de ver o seu nome na lista dos aprovados em um certame, principalmente de uma universidade pública como é o caso da UESPI, é incalculável, porém o que adianta ser aprovado e querer ser um excelente analista de sistemas, por exemplo, se a instituição não oferece laboratório de informática. Como vais trabalhar com computador se não tens acesso? E esta linha de pensamento segue para as demais áreas.


É triste, meu amigos, mas a UESPI de hoje se encontra numa situação de pena fruto de péssimas administrações. Administrações que não são passageiras do ônibus chamado governo do estado. E como tal sofrem penalizações uma vez que a maioria dos recursos para mantê-la saem do bolso do governo estadual. Depois dizem-me que a democracia no Brasil é respeitada e está completamente estabelecida.

Muitos devem estar neste exato momento questionando como a UESPI é ruim se o médico que me operou brilhantemente fez sua graduação na mesma? Como tudo nesta vida salva-se as exceções, pouquíssimas por sinal. Caso você vá pesquisar sobre o mesmo vai ver que terá no currículo vários cursos de aperfeiçoamento, que duvido muito serem realizados na UESPI. 

Uma instituição, qualquer que seja, deve ter uma boa infra-estrutura física e uma mão-de-obra motivada. As duas coisas andam faltando na UESPI, os prédio praticamente desmoronando de tão velhos, professores que exercem além de ministrar aulas excercem outras profissões e como tal encaram o ofício de ensinar na UESPI como um 'bico'.

Para finalizar minhas palavras quero dizer que apesar que aparente que não goste da UESPI. As minhas críticas não vão diretamente aos alunos e a alguns bons funcionários. As minhas críticas é ao descaso que sofre a educação no Piauí, autoridades colocam o seu ego à frente do poder transformador que a educação exerce em uma sociedade tão marginalizada como a nossa. Lembre-se das sábias palavras do mestre Paulo Freire: "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

(Crônica de Edvarton Cavalcante, data 14/11/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA ENVIAR SEU COMENTÁRIO COM SUCESSO FAÇA ISSO
- Antes de enviar seu comentário é necessário que esteja ou no ORKUT, ou no YAHOO. Ou seja, é necessário está conectado...

Agradeço pelo compreensão!

Related Posts with Thumbnails